• Telefone
  • +55 (11) 3426-9286
  • Email
  • comercial@nwengenharia.com.br

Como reduzir custos e aumentar a confiabilidade do serviço com a compatibilização de projetos?

Durante a fase de execução do projeto, ou seja, a construção de fato da estrutura, a identificação de erros e a falta de compatibilidade entre os projetos complementares e o arquitetônico causa prejuízos e transtornos para o desenrolar da obra.

Para evitar esse problema, o trabalho de compatibilização de projetos deve ser feito ainda antes da execução, e muitas vezes, como uma etapa anterior à própria elaboração dos projetos finais.

Quer saber o que é a compatibilização de projetos e como ela age na redução de transtornos e prejuízos na construção de prédios, casas ou outras estruturas? Isso é o que você irá encontrar neste artigo. Continue a leitura para saber mais!

  

O que podemos entender por projetos incompatíveis?

Na maioria das vezes, ao se elaborar os projetos arquitetônicos, estruturais, elétricos e hidrossanitários de um empreendimento, não há uma única equipe de projetistas trabalhando em conjunto, mas sim várias empresas ou profissionais autônomos isolados, sem contato uns com os outros, criando cada um os projetos da sua área de atuação.

Você provavelmente já percebeu o problema nessas situações somente fazendo a leitura deste parágrafo, não é? Como garantir a perfeita comunicação entre todos os projetos existentes no escopo da obra e a máxima adaptação entre eles se os projetistas não se comunicam? Essa é uma tarefa bem complicada, mas facilmente resolvida pela compatibilização de projetos.

Quando o trabalho é feito dessa forma, separadamente, não raro encontram-se problemas de compatibilidade entre projetos, e o pior é que eles são normalmente identificados na execução da obra, o que é outro problema por si só: a construção deve parar até que as irregularidades sejam encontradas, e gasta-se mais material e mão de obra para corrigir o que já foi feito.

Basicamente, esses são casos de incompatibilidade entre projetos, e eles podem se apresentar de diversas maneiras, dependendo do projeto arquitetônico – encanamentos que serão obstruídos por fundações, vigas passando por cima de fios, etc. Isso gera prejuízos diretos com problemas como os listados abaixo:

  • Retrabalho: o retrabalho se caracteriza com a necessidade de desfazer algo pronto para fazer de novo, e gera custos com a mão de obra, materiais e atrasos;
  • Questões de segurança: e se o erro for encontrado anos depois? Durante todo o período em que ele permaneceu “escondido”, toda a estrutura correu riscos com a segurança, dependendo da extensão do problema;
  • Problemas estéticos: dependendo do erro, alguns profissionais escolhem seguir com ele para não inviabilizar a obra, principalmente se ela já estiver em um ponto avançado. Isso pode apresentar problemas com a estética, como tomadas altas demais, encanamento aparente, mau cheiro com o esgoto, etc. Essas questões impactam diretamente no valor do imóvel.

 

A compatibilização de projetos a serviço da confiabilidade do serviço

A compatibilização de projetos surge para lidar com esse problema especificamente. Através da sobreposição de todos os projetos antes da realização da obra, é possível identificar problemáticas de compatibilidade antes que seja tarde demais.

Os escritórios de engenharia e arquitetura especializados na compatibilização de projetos – como a Neway Engenharia – analisam todos os projetos e procuram por problemas de compatibilidade entre eles, trazendo muito mais segurança para a construção e garantindo a harmonia perfeita entre os projetos complementares e o arquitetônico.

 

Viabilidade orçamentária

Erros, mesmo que simples, precisam ser corrigidos, pois não é possível calcular a dimensão do prejuízo até que ele se manifeste.

Dessa forma, um erro de cálculo pequeno, tão insignificante que não foi encontrado por ninguém até a hora em que ele foi concretizado na execução, já movimenta uma quantidade de recursos grande o suficiente para impactar nos custos da obra.

Dependendo do estágio em que a incompatibilidade se encontra, resolvê-la irá trazer grandes custos, e irá transformar a viabilidade orçamentária do empreendimento, que era sólida, em duvidosa.

 

Redução de custos

A redução de custos com a compatibilização de projetos, então, funciona como o ditado: é melhor prevenir do que remediar.

O custo gerado pela compatibilização de projetos, que desanima muitos arquitetos, é completamente justificável pela possibilidade de se construir com maior tranquilidade e segurança, já que a identificação de erros e a mensuração do seu impacto financeiro, como vimos, não é predizível no cenário da obra, ou seja, você nunca sabe quando os problemas de compatibilidade serão encontrados.

O que se procura evitar com a compatibilização de projetos é o cenário “e se?”. E se você só descobrir o erro quando dois dos quatro prédios já estiverem prontos? O quanto isso custaria para a obra e qual é o atraso que você teria? E se você descobrir um erro de posicionamento do encanamento quando a casa que você projetou estiver pronta?

Essas incompatibilidades custam muito para resolver, principalmente em estados avançados. Dessa forma, para que você não tenha problemas no futuro, o melhor a se fazer é preparar-se com a compatibilização de projetos antes mesmo de a obra começar.

Comparando esses custos com os gerados pela compatibilização de projetos, é seguro dizer que não custa nada se preparar e ter mais segurança na obra.

 

Quer saber mais sobre como funciona a compatibilização de projetos? Que tal a gente continuar essa conversa? Entre em contato com a Neway Engenharia e tire todas as suas dúvidas!

(imagens: divulgação)