Então você decidiu se aventurar no mundo dos negócios e montar uma loja no shopping da cidade? Meus parabéns! Além da segurança e do constante fluxo de pessoas, os shopping centers possuem várias vantagens interessantes para o empreendedor. Mas e se você não estiver satisfeito com a estrutura?
Para construir em shoppings ou reformar a estrutura da sua loja, você precisa levar alguns pontos em consideração, como as normas técnicas padrão de todas as construções e as específicas que o próprio shopping apresenta.
Essas questões podem ser um pouco complicadas, então para se preparar para as negociações, é importante que você saiba pelo menos o básico sobre como construir em shoppings.
Ficou curioso? Então continue a leitura deste artigo para conhecer os aspectos mais importantes a se ter em mente para construir em shoppings!
Construir em shoppings pode parecer mais complicado do que reformar lojas no centro ou até mesmo construir uma em qualquer outro local.
Porém, quando você pára e analisa, percebe que o que muda em relação a esses dois tipos de estrutura são as especificidades de execução da obra. Sendo assim, se você se planeja com antecedência, a dificuldade é absolutamente mitigada e todos os imprevistos associados a ela desaparecem.
Construir em shoppings não é mais fácil ou mais difícil que nenhuma outra modalidade de construção, mas possui regulamentações específicas que, quando ignoradas, podem acarretar em altas multas e até na inviabilização do negócio.
O segredo para não ter transtornos com essas questões administrativas do shopping é conhecê-las a fundo e se preparar.
Diretrizes Gerais
Todo shopping disponibiliza ao lojista um caderno técnico que norteia a forma de execução dos projetos e obra orientando os Arquitetos e Engenheiros construtoras o que deve ser feito, cumprimento das regras.
Normalmente, a maior preocupação dos gestores dos shoppings é o transtorno dos seus visitantes, que não querem encontrar nenhum vestígio de uma obra enquanto fazem as suas compras.
Portanto, as recomendações principais giram em torno da comodidade dos compradores. Ao mesmo tempo, existem regulamentações específicas para a construção relacionadas ao layout do shopping, aos materiais que o compõem em sua maioria, questões de prevenção a incêndios, ar condicionado estrutura, estética etc.
Cada shopping possui suas próprias regulamentações, mas nós separamos as mais comuns nesse tópico para você se preparar antes de começar a construir em shoppings.
Confira:
Horário da obra
Como o shopping funciona de domingo a domingo, de manhã até a noite, é comum a exigência de que se construa no período noturno, onde não há movimento de consumidores pelas lojas.
Essa é a questão do transtorno: a grande maioria dos shoppings não aceita que os seus compradores vejam a obra ou a percebam de qualquer maneira: seja com odores, sujeiras, entulho ou tráfego de profissionais.
Materiais utilizados
Muitos shoppings possuem regulamentações quanto aos materiais empregados na construção, tanto por questões de layout quanto pela propagação de odores.
Esses detalhes podem ser a inclusão obrigatória de vitrines, portas de vidro, sistemas de vigilância, uso de tintas à base d’água, paredes em drywall, largura dos corredores de acesso, etc.
Prevenção contra incêndio
Construir em shoppings requer uma atenção especial às regulamentações anti incêndio da ABNT e do regimento arquitetônico do shopping.
Deve haver sistema de sprinklers em funcionamento – normalmente inclusos na estrutura – saídas de incêndio bem sinalizadas e, em alguns casos, treinamento de brigada de incêndio para membros chave da sua equipe.
Projeto
Antes de começar a construir em shoppings, o projeto arquitetônico e os complementares – em caso de alteração no sistema hidráulico, estrutural ou elétrico – devem ser criados por engenheiros e arquitetos e aprovados nos órgãos competentes e quando existirem órgãos fiscalizadores como por exemplo em algum estados tem se a obrigatoriedade de tais aprovações ( Rio de Janeiro ) Corpo de Bombeiro e O GEM
Em todos os casos o projeto também precisa ser aprovado pela administração do shopping, levando em conta o compliance com a estrutura – caso haja limitações mais rígidas.
Construir em shoppings, como nós dissemos logo acima, não é necessariamente difícil, porém a obra tem um potencial razoável de desorganização que só pode ser vencido com muito planejamento e cuidado.
Situações que podem parecer detalhes ou corriqueiras se transformam em pesadelos logísticos, que por sua vez podem atrasar toda a obra, aumentar os custos e causar vários transtornos ao proprietário.
Confira algumas dicas logo abaixo para te ajudar a construir em shoppings sem dificuldades:
A Neway Engenharia é a parceira que você precisa para construir em shoppings. Duvida? Então entre em contato com a gente e vamos discutir sobre o assunto!
(imagens: divulgação)