Muitas lojas, em especial as dos shopping centers, acabam esbarrando em um sério problema: o aproveitamento de espaço. As dimensões reduzidas impedem muitos comerciantes de disporem do tamanho ideal para seu empreendimento.
Uma boa solução para essa questão é o uso dos mezaninos, que além de acrescentarem espaço vital ao negócio também ajudam a embelezar o ambiente.
Um mezanino é um andar intermediário entre pavimentos. Em lojas de shopping centers, faz referência aos andares que são colocados para acrescentar espaço, aproveitando o pé-direito alto.
Dessa forma, as lojas localizadas em shopping centers passam a dispor de um espaço extra sem haver a necessidade de procurar um espaço maior e, consequentemente, gastar mais. Para mais informações sobre construções em shoppings, você pode ler nosso texto sobre o assunto.
Existem diversos possíveis usos para um mezanino em uma loja. Algumas optam pela implementação dessa estrutura para que sirva de estoque e/ou locação de equipamentos, como casa de máquina, liberando todo o espaço do térreo para o atendimento ao cliente.
Outra opção é utilizar-se dos mezaninos para impulsionar as vendas. Um andar interior planejado para ocultar o cliente pode servir para aumentar a privacidade e criar um ambiente mais intimista.
O contrário também pode ser feito, com alguns mezaninos servindo para expor o que estão neles e incentivando os shoppers a aproveitarem essa exposição. Tudo depende das necessidades e do planejamento da loja.
O mezanino, entretanto, precisa ser bem planejado para ser instalado. Trata-se de uma mudança estrutural que precisa ser bem avaliada antes de começar a ser implantada. Com questões relacionadas à segurança regendo sua aplicação, é imperativo que ela seja feita com muito planejamento e cuidado.
Algumas questões estruturais devem ser pensadas ao se projetar um mezanino. Por serem acréscimos à estrutura do shopping, eles devem ser autorizados pela administração do mesmo, em primeiro lugar.
Para facilitar essa parte burocrática e ter a certeza de que o projeto será aprovado, você pode começar lendo o caderno técnico do shopping center onde fica sua loja.
Para decidir se um mezanino pode ser implementado, é preciso realizar um estudo das estruturas existentes como alvenaria, planta de piso, etc., determinando quais pontos serão utilizados para sustentar a estrutura, ou seja, quanto de carga pontual e/ou cargas acidentais admissíveis nesse local.
A decisão sobre pontos de sustentação deve ser feita com muito cuidado, pois além das questões de viabilidade técnica da obra entram também decisões sobre o planejamento da organização comercial, como a localização de prateleiras, balcões de atendimento, entre outras peças importantes para o funcionamento de uma loja.
É preciso também tomar uma decisão prévia sobre os materiais a serem utilizados para a construção do mezanino. Uma estrutura de alvenaria irá demandar de mais tempo de execução, mais sujeira e, provavelmente, obrigará a loja a fechar durante a instalação. Essa estrutura não é habitual em shoppings, e sim sua utilização em lojas de rua, mas há suas exceções.
A implementação de uma estrutura metálica, por sua vez, pode ser realizada sem que a obra resulte em grandes demandas de resíduos ocasionando restos de materiais na obra e, consequentemente, com um tempo de execução mais ágil por se tratar de estruturas pré- fabricadas.
Uma questão relevante é saber o limite de espaço que se pode ocupar com o mezanino. O máximo permitido varia de município para município, e a lei sempre relaciona o tamanho do andar interno com relação ao do piso térreo.
Os municípios com o menor limite determinam que o mezanino podem ter no máximo um terço do tamanho do piso térreo. Os que determinam um maior tamanho máximo declaram que ele não pode passar a metade do piso onde se sustenta.
O tamanho máximo, entretanto, nem sempre pode ser atingido, pois a decisão irá depender também do layout proposto. Levando em consideração diversos aspectos como: a utilização desta estrutura, se será para uso técnico, público, estoque, etc.
De nada adianta um mezanino se ele não for acessível. Para isso, a escada também deve ser pensada no momento em que se estuda a implementação do projeto. As opções variam entre a escadaria de lance reto e a em caracol.
Enquanto a escada de lances retos apresenta a vantagem de tornar mais fácil subir com os produtos e a colocação de móveis, ela também ocupa um espaço muito maior do que a opção em caracol. Entretanto, os lances retos são preferíveis caso a intenção do mezanino seja o uso como estoque.
Apesar da escada em caracol ser preferencial por ocupar menos espaço, esta estrutura tem suas restrições de uso que, neste caso, são passíveis de análise por parte de cada empreendimento, sem contar que algumas lojas (âncoras) ainda se utilizam de elevadores para seu acesso.
A decisão sobre a função de um mezanino irá influenciar diretamente o projeto. Se for elaborado para estoque, ele precisará suportar uma carga maior, o que exigirá mais pilares e mais pontos de sustentação. Tudo isso interfere diretamente no tempo de entrega da estrutura.
Leva se em consideração o tipo de uso, se será atirantado em pilares ou viamento existentes, claro que tudo isso após testes de arrancamente e esclerometría, em se tratando de estrutura de concreto armado. (No próximo artigo trataremos deste assunto com maior profundidade) .
O material escolhido, como dito anteriormente, também tem uma grande influência no tempo de entrega da construção. Um mezanino feito exclusivamente de peças metálicas pode ser montado em pouco tempo, enquanto isso, se a opção for em alvenaria, faz necessário outras diretrizes logísticas, que por sua vez irão ampliar o tempo de entrega até a conclusão desse processo.
A Neway lida regularmente com projetos de mezaninos, escadas, patamar técnicos, fachadas, estruturas auxiliares e tem todo o conhecimento e competência para te ajudar a implementar um mezanino em sua loja. Que tal conversar com nossos especialistas para esclarecer quaisquer outras dúvidas?
(imagens: divulgação)