Você sabe o que é um projeto as built? Conhece a sua importância e entende sua aplicabilidade? Se ainda não sabe muito bem o que realmente é um projeto as built, este artigo foi feito pra você. Mas se já sabe e quer conhecer um pouco mais sobre o conceito, também sinta-se em casa: temos muito o que dizer sobre o assunto.
O projeto as built é de suma importância para a arquitetura, a engenharia civil e todos os ofícios que lidam diretamente com a construção, reforma e adequação de ambientes. É através dele que se torna possível saber com alto nível de detalhamento, as instalações e estruturas existentes em um empreendimento.
Durante alguns outros artigos no nosso blog, principalmente onde falamos sobre a necessidade do levantamento técnico e dos laudos de inspeção, nós já entramos um pouco no assunto do projeto as built, mas esse artigo vai cimentar a questão pra você entender de fato o que ele é.
O que é as built? Para que ele serve? Continue a leitura para saber mais!
As built é uma expressão em inglês que significa “como construído”. Em vários textos sobre arquitetura, construção civil e normas vigentes que regulam esse tipo de projeto, a terminologia em inglês representa exatamente a sua tradução para o português, ou seja, um projeto as built tem como objetivo demonstrar a situação atual do empreendimento.
Um projeto as built funciona de forma semelhante a um laudo técnico, mas sua principal diferença é no nível de detalhamento das informações verificadas na visita, que então são apresentadas em um projeto.
Em se tratando de varejo verifica-se o estabelecimento como está – incluindo detalhes da fachada, instalações elétricas, hidrossanitárias, estruturas metálicas, sistemas de ar condicionado, etc. Em muitos casos, quando uma nova loja está para se instalar no local, muitas das instalações existentes não poderão ser reaproveitadas, devido ao novo layout da loja ou mesmo devido a ineficiência das instalações, causada por defeitos ou falta de manutenção dos equipamentos.
Normalmente, essa frase é dita por arquitetos e engenheiros que precisam entender a situação atual do empreendimento e manter as instalações e estruturas existentes, com o objetivo de se obter maior economia e menor tempo de execução.
É o caso de ocupação de espaços comerciais, por exemplo, que precisam passar por reformas para a sua adequação à nova realidade. Como saber o que pode ser aproveitado? É necessário verificar as instalações, corroborar o que está construído in loco, as questões técnicas e então elaborar o projeto conforme o que foi evidenciado, e é aí onde entra o as built.
Realizar um as built, então, é um esforço de demonstração do que de fato compõe as instalações do empreendimento, em poucas palavras. Mas para que ele serve, exatamente?
Como nós explicamos anteriormente, a principal função do projeto as built é a identificação das instalações existentes no empreendimento conforme elas foram construída com nível de detalhamento profissional, com plantas baixas, cortes específicos, a distribuição de circuitos, eletrocalhas, pontos de energia, tubulações, pontos de água, etc. O projeto pode também apresentar modificações que forem necessárias, no caso de alterações de layout ou constatação de instalações comprometidas, como explicado anteriormente.
Mas qual é a aplicação do as built? Quando é necessário realizá-lo?
Essa pergunta possui várias respostas, e por tanto dependerá da demanda envolvida para que o lojista ou proprietário de um espaço corporativo possa implantar sua operação.
Você precisa de aprovação de um Shopping ou um Aeroporto para implantar sua loja em um espaço que estava ocupado por outra operação? Os responsáveis do empreendimento em questão vão lhe solicitar um projeto as built, para demonstrar as instalações existentes e assim eles podem emitir a aprovação ou solicitar revisões no local para que seu estabelecimento se adeque as normas vigentes. Esta é uma das formas de aplicação do As built.
Você pretende instalar sua operação em espaço antes ocupado e gostaria de aproveitar o máximo possível das instalações existentes? Ou o layout de sua loja é incompatível com o layout da operação existente? Uma vistoria técnica servirá para a verificação do local e caso o layout atual necessite de alterações ou parte das instalações esteja comprometida, um as built com adequações será útil para a execução da obra, mantendo tudo aquilo que pode ser reaproveitado, bem como demonstrar as alterações que precisam ser realizadas.
A elaboração do projeto As built, se faz tanto presente no projeto arquitetônico, quanto nos projetos complementares – e tem a finalidade de se tornar um documento que traz no seu bojo aspectos técnicos e de avaliações de infraestruturas de qualquer empreendimento, bem como quaisquer modificações que venham a ser necessárias.
Ainda tem dúvidas sobre o que constitui um projeto as built? Que tal levarmos essa discussão adiante com nos nossos especialistas? Entre em contato com a Neway para saber mais!
E não deixe de seguir nosso blog para acompanhar nossos artigos sobre engenharia, ok? Até a próxima!
(imagens: divulgação)