Montar uma loja é algo que requer bastante análise, tanto da viabilidade econômica para proteger o seu investimento quanto um estudo de viabilidade técnica para entender qual é a situação atual do empreendimento e o que é necessário fazer para adequá-lo às normas e aos padrões vigentes.
Enquanto a viabilidade econômica diz respeito à entender se o empreendimento vai oferecer lucro e as condições necessárias para o seu funcionamento conforme o esperado, o estudo de viabilidade técnica é um nível superior de investigação, feito quando montar uma loja já é uma realidade, e você está avaliando o seu espaço.
Mas o que é exatamente o estudo de viabilidade técnica? No que ele influencia ao montar uma loja? O que ele procura investigar? Se essas são suas dúvidas, você veio ao lugar certo. Continue a leitura para saber mais!
O estudo de viabilidade técnica ao qual estamos nos referindo é aquele realizado não no momento da obra, para entender se o projeto é viável ou não. Na verdade, estamos falando do entendimento das instalações da estrutura já construída e que você pretende ocupar para montar uma loja.
Esse estudo de viabilidade técnica é muito realizado na ocasião de se montar uma loja em um shopping, escritórios em prédios, lojas em pontos comerciais no centro da cidade, etc.
Com ele, você consegue ganhos muito expressivos em segurança, economia de energia, padronização de acordo com a legislação e vários outros mais, que enumeramos logo abaixo. Confira só:
Como citamos ali em cima, o estudo de viabilidade técnica para novos empreendimentos traz grandes vantagens, indo desde a proteção à estrutura e aos seus clientes e colaboradores até no próprio consumo de água e luz.
Em muitas estruturas, torna-se necessário entender como o projeto elétrico foi concebido, para qual tipo de operação ele foi escalado e se há quadros, circuitos e tomadas irregulares. Quando a instalação elétrica é subdimensionada, há um grande problema com um gasto incompatível de energia e o risco de curtos circuitos que podem ocasionar incêndios.
E falando em incêndios, também é imperativo saber como é o funcionamento dos sprinklers, se existem portas corta fogo, qual é a situação dos extintores de incêndio e quais são as regulamentações específicas do empreendimento no qual você está instalado.
Realizar o estudo de viabilidade técnica ao montar uma loja possui ganhos expressivos na economia e na segurança, pelo que você pode ver, mas quais são os pontos mais observados e que precisam de maior atenção ao se realizar um?
É necessário se informar do que é preciso observar em um estudo de viabilidade técnica para que o processo possa ser acompanhado de forma mais contundente, e para que você garanta a eficiência do estudo.
É interessante se atentar para:
• Instalações elétricas: tanto em shoppings como em pontos comerciais na avenida e em prédios onde o seu escritório irá funcionar, é fundamental prestar muita atenção às instalações elétricas do local, para garantir um consumo a par com as suas operações e a segurança;
• Instalações hidráulicas: para evitar vazamentos, fluxo de água desproporcional em pias, sistemas de esgoto inadequados e controlar a vazão da água fria em geral, é crucial realizar uma checagem abrangente das instalações hidráulicas do seu empreendimento;
• Sistema de ar condicionado: procure entender como o sistema de ar condicionado funciona, sua distribuição, áreas quentes versus áreas frias demais, o consumo da central e a potência dos ares. Dessa forma, você consegue avaliar a necessidade de trocar o sistema para gerar mais economia ao montar uma loja;
• Combate e prevenção ao incêndio: ao montar uma loja, é fundamental garantir a segurança em caso de incêndios e a sua prevenção adequada. Atente-se à presença e à validade dos extintores, veja se os sprinklers estão funcionando adequadamente e realize as manutenções necessárias antes de abrir para negócios;
• O lado burocrático: a certificação AVCB – auto de vistoria do Corpo de Bombeiros – o Habite-se e o IPTU estão em ordem? Ao montar uma loja, é fundamental que você esteja regular com a prefeitura, pois esses documentos e tributos são requeridos pela lei. Para um funcionamento tranquilo, revise a situação burocrática antes de abrir.
Essas são recomendações mais básicas e fundamentais para garantir que você consiga montar uma loja sem contratempos.
Ainda possui algumas dúvidas em pontos específicos? Quer saber como o estudo de viabilidade técnica funciona na prática? Entre em contato com a Neway e vamos continuar essa conversa!
(imagens: divulgação)