Conhecer os diferentes tipos de ar condicionado é um passo importante na hora de abrir seu estabelecimento comercial, pois é necessário identificar qual sistema é o mais adequado para sua operação e no caso da abertura de lojas em shopping centers, aeroportos, lojas corporativas e outros empreendimentos, existem padrões a serem adotados, o que inclui um tipo de ar condicionado que deverá ser adquirido de acordo com as normativas do empreendimento em questão.
Independente do tipo de ar condicionado adotado, todos contribuem para climatizar um ambiente, além de lidarem com a questão da pureza do ar, e trazem assim, um local fresco, bem arejado, com ótima qualidade respiratória e conforto ambiental, mesmo em ambientes completamente fechados como lojas de shopping centers.
Neste artigo, vamos elaborar um pouco mais sobre os tipos de ar condicionado e falar sobre suas funções em lojas de shoppings centers e outros empreendimentos. Vamos com a gente?
Um dos pontos principais ao montar uma loja em um empreendimento comercial é o sistema de ar condicionado a ser adotado, o que dependerá das dimensões da loja, do tipo de operação e das normas impostas pelo empreendimento.
Todos os tipos de ar condicionado oferecem vantagens similares. Durante o calor, eles ajudam a manter o ambiente fresco e agradável, mas além disso, ainda existe outro ponto em que o ar condicionado atua para o bem do seu negócio: a filtragem do ar
Os modelos de ar condicionado mais modernos possuem ótimos filtros que impedem a proliferação de bactérias e o mofo.
Com eles, é possível ter um controle maior sobre o ambiente e impedir que patógenos circulem livremente pelo ar. Inclusive, esse é um dos motivos pelo qual o ar condicionado nos hospitais é tão necessário: para impedir a infecção de pacientes e a transmissão de elementos contagiosos.
Os diferentes tipos de ar condicionado possuem algumas semelhanças em suas funcionalidades, mas cada um possui determinadas especificações que funcionam melhor em algumas situações.
Nós elencamos os principais neste tópico, sendo que é altamente recomendado que você conheça todos eles ao elaborar os projetos complementares da sua loja.
Podemos começar?
O ar condicionado do tipo Fan Coil é um dos mais utilizados para lojas em shopping centers, aeroportos e outros empreendimentos. Este tipo é indicado para ambientes que necessitam de grandes potências para atender as altas cargas térmicas que estes empreendimentos possuem.
Os Fan Coils são equipamentos que utilizam água gelada em seu sistema e dispensam o uso direto de fluidos refrigerantes, esta água gelada deve ser fornecida pelo empreendimento em que a loja será implantada. O equipamento, possuindo grandes dimensões é instalado em uma casa de máquinas ou área técnica, que fica localizada sobre um mezanino em estrutura metálica, construído no interior da loja.
Fisicamente, o fan coil é constituído por serpentinas, motor, dreno, bandeja de condensação e dutos que são usados para distribuir o ar refrigerado para as grelhas instaladas pela loja. O fan coil ainda deverá possui um duto de retorno que será conectado a uma “tomada de ar externo”, um duto fornecido pelo empreendimento, cuja finalidade é renovar o ar do ambiente.
Apesar de ser um dos tipos mais utilizados, muitos empreendimentos podem não possui fornecimento de água gelada. Nestes casos, deverá ser adotado um ar condicionado do tipo Split.
O ar condicionado do tipo split possui este nome por ter suas origens no sistema do ar condicionado de janela e então dividido em dois equipamentos, um deles é a evaporadora, que se localizada no ambiente interno e o outro equipamento é a condensadora, que fica instalada no ambiente interno.
Os splits possuem ainda suas variações, uma das mais comuns é o Split Hi-Wall, que permite a sua instalação na parede. É um tipo de split tão comum que pode ser encontrado facilmente, principalmente, em residências e em estabelecimentos comerciais de pequeno porte, devido a sua instalação mais simples e custos mais baixos.
O Split Piso-Teto é um modelo que permite ser instalado no piso ou no teto e possui um desempenho alto para refrigeração.
Uma de suas principais características é o aproveitamento de espaço, pois pode ser instalado sobre o piso, na parede ou no teto, liberando assim um espaço maior para o trafego de pessoas ou objetos.
O Split Cassete é um modelo de ar-condicionado para ser instalado no teto ou forro que possui até quatro vias para a saída do ar.
Duas de suas principais vantagens desse tipo de split são o fato dele ficar embutido no teto e a possibilidade de controlar o fluxo de ar em cada aleta, de forma individual.
Este tipo de ar condicionado é indicado para ambientes de médio porte, incluindo lojas em shopping centers e outros empreendimentos.
Esse tipo de ar condicionado foi desenvolvido para manter o conforto em diversos ambientes simultaneamente, pois este tipo é composto por várias unidades evaporadas e apenas uma única condensadora, sem a perda de rendimento.
Devido a esta característica, este tipo de ar condicionado é útil para economizar espaço. Além disso, o multi split possui grande versatilidade, já que suas unidades evaporadoras podem ser acomodadas em qualquer espaço e também podem ser dos tipos diferentes de splits, como o Piso-Teto, Cassete e High Wall.
Em lojas e escritórios de maiores dimensões, o ar condicionado central é o mais recomendado, pois dispensa o uso de múltiplas condensadoras. Em ambientes muito grandes, o uso de Multi Split pode não ser útil, pois suas condensadoras possuem um limite de unidades evaporadoras que podem suportar.
Esse tipo de ar condicionado funciona de forma similar ao split comum, mas o equipamento é mais complexo e mais custoso.
Uma unidade central, composta de condicionador e condensadora, resfriam o ar e o libera para os dutos. Esses dutos, então, perpassam toda a estrutura, e através de passagens em locais estratégicos, conseguindo resfriar vários ambientes ao mesmo tempo.
Por ter uma unidade de condensação única, a filtragem do ar ocorre ao longo dos dutos e no próprio equipamento. Esse é o tipo de ar condicionado muito em hospitais graças à sua capacidade de cobrir grandes espaços e filtrar o ar de forma mais efetiva.
Os Chillers são, basicamente, grandes resfriadores de água. A água gelada produzida por eles é utilizada com o objetivo de resfriar o ar, produtos ou equipamentos conforme a necessidade.
Este sistema é indicado para grandes empreendimentos, como indústrias alimentícias e farmacêuticas, hospitais, aeroportos, estações de metrô, shopping centers, equipamentos de telecomunicações, entre outros. Em estabelecimentos comerciais muito grandes, a utilização de um sistema de ar condicionado central pode não ser suficiente e nestes casos, o Chiller também é indicado, porém é um sistema que possui custos altamente elevados.
O Chiller é uma unidade exterior à qual podem ser interligadas múltiplas unidades interiores, gerando a capacidade de resfriamento da água, que é o fluído utilizado como meio de transporte do calor ou frio para cada divisão da sua moradia.
Os equipamentos são muito flexíveis quanto à instalação, mas são de grande porte e necessitam de transporte especializado. Sua estrutura é feita de chapa de aço quimicamente tratada, pintura eletrostática com pó epóxi e peças internas de chapa de aço galvanizada.
Uma das grandes vantagens dos Chillers é que, apesar de funcionar à eletricidade, o seu consumo é extremamente baixo, gerando um ótimo custo-benefício. Além disso, os aparelhos são eficientes e possuem grande durabilidade.
Está com dificuldade em saber qual sistema de ar condicionado ideal para o seu estabelecimento? Não tem problema, a Neway pode te ajudar! Entre em contato com nossos especialistas e vamos continuar essa conversa!
(imagens: divulgação)