Abrir uma loja em um shopping center ou aeroporto vai muito além da escolha do ponto e da compra das mercadorias. Existem decisões importantes a serem tomadas e muito a ser decidido antes de começar a atender.
Para te ajudar no processo, esse texto funciona como um checklist do caminho a se pensar para abrir uma loja no shopping. As dicas as seguir podem ser aprofundadas nos links indicados para retirada de maiores dúvidas.
A primeira coisa a se fazer é escolher o ponto. Entre as opções disponíveis, é preciso levar em conta mais do que apenas o preço da locação ou o espaço disponível. A localização da sua loja dentro do shopping também deve ser levada em conta, principalmente para entender o que está descrito no caderno técnico.
No caderno técnico de compliance estão descritas as regras que a organização do shopping impõe sobre as lojas com relação a suas reformas, funcionalidades e medidas de segurança.
As exigências são variadas, mas alguns shoppings limitam, por exemplo, o espaço de venda a uma porcentagem da loja. Outros têm regras muito específicas sobre a conexão ao ar condicionado central.
Essas limitações podem impedir que a loja fique da forma que você precisa. Para conseguir realizar as obras necessárias, é preciso ler o caderno técnico e determinar se ele permite a instalação das suas ideias antes de fechar a localização da loja.
Outra medida relativa à instalação de suas ideais é a realização de um estudo de viabilidade técnica, que analisa a capacidade da instalação básica de receber melhorias.
A importância do estudo de viabilidade se faz presente para ter a certeza de que é possível a realização de uma ideia, evitando imprevistos e dificuldades técnicas após o começo da obra.
Muitos shopping centers exigem que os projetos de reforma das lojas estejam devidamente respaldados por laudos técnicos que justifiquem a possibilidade das mudanças. Essa parte da burocracia é essencial para que a organização saiba que a estrutura geral da construção está sendo respeitada.
Em alguns casos, os shoppings podem solicitar às loja para que tenham seu próprio AVCB, mas o Corpo de Bombeiros exige também que o conjunto do prédio seja vistoriado. Por isso é importante que seu projeto não comprometa saídas de emergência, entre outras questões.
Portanto, é importante que seu projeto conte com a implementação de sprinklers e detectores de fumaça e locais para a disponibilização de extintores.
A principal razão para a existência de um caderno técnico é a preocupação dos shopping centers com a experiência do seus clientes, o que é vantajoso para todos os proprietários.
Para ter a certeza que a reforma para implementação de uma nova loja seja realizada sem incomodar as vendas nas outras já estabelecidas, uma série de regras são determinadas para evitar transtornos.
A principal regra diz respeito a limitações com relação ao horário de uso de ferramentas que causam barulhos.
Para evitar que a reforma polua sonoramente o ambiente, essa parte da implementação da loja costuma ser restringida para os horários em que as lojas não estão em funcionamento e o shopping não está aberto ao público.
Alguns shoppings tem regras ainda mais estritas com relação a, por exemplo, o uso apenas de tintas à base de água, que tem odor menos forte, ou ao transporte de ferramentas e materiais da reforma, que em geral devem ser levados pelos corredores internos, longe da visão dos clientes.
Todas essas regras podem ser complicadas de compreender e mais ainda de respeitar, ainda mais quando a obra é organizada por poucas pessoas. São muitas questões a serem pensadas e a experiência com esse tipo de obra é relevante.
Para ter a certeza de que tudo está sendo feito da forma correta, a Neway Engenharia pode te ajudar.
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(imagens: divulgação)